segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A guerra na linha de serviços terceirizados

Raul Seixas compôs uma música, anos atrás, contra a obrigatoriedade do serviço militar. Parece que está no Metrô Linha 743 (está sim, acabei de conferir no mp3 que tá no pendrive). Nada de mais, apenas dizia: "Mamãe eu não queria/Mamãe eu não queria/Mamãe eu não queria/Servir no exército". Essas linhas vieram a minha mente como introdução para algo que gostaria de escrever sobre a terceirização da guerra pelo mundo. Foi duma entrevista que saiu umas semanas atrás (tá, já passou um tempo, mas dêem um desconto pela preguiça em comentar), com o pesquisador italiano Dario Azzelini. "A guerra não é mais para instalar outro modelo econômico; ela é o modelo", afirma.
De hoje que há mercenários nas guerras pelo globo afora. O problema é que, no contexto do capitalismo de hoje em dia, ela está se inserindo como um ganha-pão tão rentável quanto o de um engenheiro ou um auditor fiscal. Em vez de ser algo pontual, para impedir ou promover a ascensão de algum regime político (como aconteceu na Nicarágua, por exemplo), se torna permanente; a toda hora, as companhias militares privadas (CMPs) são contratadas, seja por governos como o norte-americano, seja pela iniciativa privada. Os alvos podem ser tanto presidentes e ditadores como líderes sindicais e até agricultores; na Colômbia, estes perderam espaço para a agroindústria e os paramilitares, sequiosos de lucros e poder.
Mas voltemos ao caso dos Estados Unidos. Lá no Iraque, as CMPs fazem de tudo: lavam, cozinham e ainda servem para receberem ordens. A diferença é que esses manicacas perfeitos vão se aposentar como civis, já que não fazem parte nem da US Army nem da US Navy. Os atentados são bastante paradigmáticos: quando chegam aos noticiários, só dizem que morreram tantas e tantas pessoas. Mas não dizem que várias delas são paramilitares, protegendo comboios oficiais ou mesmo forjando esses atentados, estourando bomba por aí. As baixas são baixas porque tem gente disposta a morrer por isso, ainda que sem as pompas exigidas de um militar oficial.
Engraçado como os eventos se encaixam, ou pelo menos como os associamos. Jean Baudrillard, o mais adorniano dos filósofos franceses, escreveu anos atrás que a Guerra do Golfo não aconteceu. Polêmico, mas antiintuitivo, considerando o que soubemos da imprensa naquele que foi um conflito-relâmpago. Ocorre, porém, que o show must go on. Li algures que o bangue-bangue entre a força de coalizão e os iraquianos tinha sido fingido; não que não houvesse guerra, mas que ela foi ainda mais curta do que se soube. Muito simples: os militares norte-americanos brincaram de polícia-ladrão, explodindo alguns torpedos e mísseis como se fossem balas de festim, só para atrair audiência (como aconteceu no Vietnã, no governo de Lyndon Johnson, em 1964; e, como acabo de descobrir, com o 11 de setembro - aqui vai um texto dum pesquisador da PUC-RS sobre o assunto).
Pois é, Raulzito... Ninguém quer servir no exército, mas sempre tem alguém interessado em ganhr grana com isso. A carreira não é bonita, mas se o cara consegue voltar vivo pra casa pode passar o rodo no eBay e até levar os amigos (também mercenários) prum motel, chamar umas putas e fazer um ressacão. Aqui no Brasil, os traficantes já derrubam helicóptero com antiaéreas, e os militares organizam grupos de extermínio ou milícias para oferecer "segurança"; alguns deles até foram combater no Iraque. Em tempo: acabo de conferir (com um ano de atraso, claro) que tem mercenários da Blackwater atuando no Brasil junto à Halliburton, petroleira já de olho no petróleo de pré-sal. Que beleza, hem?

Nenhum comentário:

Baú de traças