quarta-feira, 26 de novembro de 2008

H. P. Lovecraft e o monstro da Guiné

Gente, impressionante como a falta do que fazer nos dá o que pensar (1). Tô vendo um tópico na comunidade da UFRN no Orkut, e o que aparece? As fotos de uma criatura esquisitíssima. Na verdade, as conferi na página do programa Globo Rural que, por sua vez, obteve as fotos do jornal russo Pravda, que ninguém sabe onde as obteve (2). Num primeiro momento, tentei encontrar algum correspondente conhecido para aquele monte de carne putrefata, mas sem sucesso. Fiquei besta com as fotos. Vai aqui uma palhinha:



Não demorou muito: um cara comentou, em tom de brincadeira, se não seria Cthulhu dando as caras. Ingenuamente, repliquei o que ele já sabia - que o monstro em questão não tinha nada a ver com o personagem de H. P. Lovecraft. De qualquer forma, no entanto, fiz o que um internauta curioso normalmente faz: busca no Google ou então na Wikipédia. Um dos primeiros resultados da busca no Google foi um verbete na Wikipédia anglófona sobre o escritor norte-americano. Já sabia por alto qual a linha dele, mas o verbete me deixou mais curioso ainda a respeito de sua obra, e baixei alguns textos num servidor virtual de arquivos. Já tinha ouvido falar no Cthulhu; um colega meu fez um desenho do personagem. No verbete do Cthulhu Mythos está disponível esta aqui:


Mas, quando vi uma foto de Lovecraft, foi o cúmulo. Diante do que li, ela pareceu mais uma máscara mortuária:


Juntei o monstro da Guiné com Lovecraft por algumas razões. Uma, porque ambos são horrendos até a náusea (embora eu deva pegar o material de Lovecraft pra passar a vista e ver se tem algo a ver com literatura cyberpunk, ou se influenciou, sei lá; vai saber das idiossincrasias de um graduando em filosofia que, sem ter escrito a monografia, já pensa num projeto de doutorado). Segundo, porque aquela história do monstro da Guiné pode ser pura e simplesmente (e para meu espanto e constatação de que, afinal de contas, não devemos acreditar em tudo que nos contam) um hoax; uma postagem num blog português sugere que aquele monstro é, provavelmente, uma baleia (cachalote ou baleia-corcunda), devido à presença de pêlos e pregas na pele já carcomida (3). A ironia maior daí advinda é que o nome do jornal onde as fotos foram publicadas, pravda, significa verdade em russo, o que leva naturalmente a reforçar o ceticismo quanto às informações da Internet em geral e a credibilidade do jornalista em particular. Por fim, há uma citação, do The Call of Cthulhu no artigo de Lovecraft que consegue ser ao mesmo tempo elucidativa e pessimista (e que traduzo livremente): "A coisa mais misericordiosa no mundo, penso eu, é a inabilidade da mente humana de correlacionar todo o seu conteúdo... Um dia, encaixar o conhecimento disperso abrirá horizontes tão aterrorizantes da realidade, e de nossa medrosa situação dentro dela, que ou enlouqueceremos por conta da revelação ou fugir da luz para a paz e a segurança de uma nova Idade Média" (4). Bom, não sei se deveríamos levá-lo muito a sério, mas ao menos ela nos ajuda a prestar mais atenção nos "monstros" que vemos por aí...

(1) Isso já é sabido desde os tempos da Grécia, uma vez que um aristocrata era ensinado, entre outras coisas, a não fazer outra coisa que pensar ou, pelo menos, tomar cuidado para que seus empregados não lhe passassem a rasteira.

(2) Código de ética jornalística.

(3) Reproduzo aqui um comentário da referida postagem:
"Sim, é uma baleia-corcunda sem qq dúvida. Pode-se dizer isso pela forma da barbatana q mostram, e pelas pregas de pele q esta no topo do corpo. Estas pregas situam-se na zona ventral do animal, e permitem q a garganta se expanda durante a alimentação. O formato das maxilas q começam tb a ficar expostas devido à decomposição do corpo comfirmam q é uma baleia de barbas." Categórico, não?

(4) "The most merciful thing in the world, I think, is the inability of the human mind to correlate all its contents... some day the piecing together of dissociated knowledge will open up such terrifying vistas of reality, and of our frightful position therein, that we shall either go mad from the revelation or flee from the light into the peace and safety of a new Dark Age."

Nenhum comentário:

Baú de traças