quinta-feira, 16 de julho de 2009

A morte de Michael Jackson: efeito supernova?

Gente do céu, com todo esse bafafá sobre a morte do comedor de criancinhas (1) chamado Michael Jackson, acabei achando uma ótima leitura do efeito de sua morte na Internet. A postagem, de 28 de junho último, diz por si só. O autor é Luciano Floridi, filósofo e pesquisador em filosofia da informação na universidade de Oxford; o link para a notícia completa, de onde veio o comentário dele, está aqui

Lá vai:

"A morte de uma estrela pode criar uma explosão que ocasiona a supernova. Uma onda maciça de energia irradia por toda a estrela, que aquece e depois explode. O clarão é tão brilhante quanto o de uma galáxia inteira e deixa em seu rastro uma estrela de nêutrons de giro rápido (2).

A morte de Michael Jackson causou um efeito supernova parecido na rede esta semana. Inicialmente, quando as notícias de sua morte repentina se espalharam, o pessoal do Google pensou que estivesse sob um ciberataque. Você pode ver por quê neste blog. (3)

Milhões de pessoas que pesquisaram pelo nome da estrela no Google News foram saudadas com uma página de erro: 'sua pergunta se assemelha a um pedido automático de uma aplicação de vírus de computador ou spyware.' Ou o impacto de uma estrela morta."

(1) Seria ele um comunista enrustido?

(2) Pulsar. (N. do T.)

(3) Aqui vai o endereço do gráfico: http://www.philosophyofinformation.net/blog/uploaded_images/_45974829_google-jacksos-bod-graph-742481.jpg (N. do T.)

Nenhum comentário:

Baú de traças